Defender a liberdade sindical e o direito à greveA Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais – FNSTFPS, irá promover uma Tribuna Pública subordinada ao tema “Cumprir a Constituição! Defender a Liberdade sindical e o Direito à Greve!”, assinalando o Dia Internacional de Acção da Federação Sindical Mundial (FSM), no próximo dia 3 de Outubro, pelas 11:00horas, junto ao Ministério do Trabalho, em Lisboa.

O exercício da liberdade sindical e o direito à greve constitui uma das mais importantes conquistas do Portugal de Abril. Não obstante, muitos são os locais de trabalho em que, recorrendo aos mais variados pretextos para esconder as verdadeiras intenções, os sindicatos encontram obstáculos no exercício da liberdade sindical, de acção e intervenção nos locais de trabalho e de condicionamento ao direito à greve.

Nesta iniciativa a FNSTFPS e outras estruturas sindicais que se associaram, pretendem denunciar os ataques aos direitos, às liberdades sindicais e ao direito à greve e afirmar a postura combativa, reivindicativa e corajosa de resistência que os trabalhadores, organizados nos sindicatos da CGTP-IN têm protagonizado, afirmando assim a sua solidariedade internacionalista com todas as organizações sindicais de classe no mundo que também têm resistido a estes ataque.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais