Falhadas todas as tentativas e apelos do SINTTAV, para levar o Conselho de Administração da RTP a modificar a sua política discriminatória de reenquadramentos e reclassificações profissionais, que deixou de fora centenas e centenas de trabalhadores que todos os dias fazem tarefas acima daquilo que lhes é pago, há anos, alguns dos quais que nem sequer mereceram resposta da empresa a quem deram décadas da sua vida.

Sendo agora clara e incontornável a recusa do mesmo Conselho de Administração em proceder à actualização salarial extraordinária que o governo recomendou às empresas públicas para compensar uma taxa de inflação histórica e a subida esmagadora das taxas de juro que leva grande parte dos salários e que se agrava a cada mês que passa.

Tendo sido ainda recusada, apesar da enorme subida de preços, qualquer actualização das ajudas de custo, condenando os trabalhadores que defendem externamente o nome e o profissionalismo da RTP a compensar do seu próprio bolso o custo das refeições, mantendo em vigor um valor que, em muitos casos, já não dá sequer para as entradas em qualquer restaurante ou bar em Portugal.

O SINTTAV, que procura há meses pelas respostas do C.A. aos problemas dos trabalhadores desta empresa, esbarrando sempre com o empurrar destas questões para a frente por parte da gestão, enviou, esta terça-feira ao Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, S.A. um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar e a todo e a qualquer trabalho efectuado em dia feriado, a ter início às zero horas do dia 5 de Outubro que durará por tempo indeterminado.

Este pré-aviso abrange todos os trabalhadores da empresa, sindicalizados e não sindicalizados, e é apenas o início de uma tempestade que todos os que trabalham na RTP sabem que viria... mais cedo ou mais tarde.

Fonte: SINTTAV