Volkswagen vai retomar comprovando que pode pagarO anunciado arranque do horário «AE 19», a partir da próxima segunda-feira, dia 23, vem confirmar que a administração da Autoeuropa e o Grupo Volkswagen têm todas a condições para garantir a totalidade dos salários, afirma o SITE Sul, defendendo que também deve ser garantido o pagamento da remuneração mensal normal.
18.10.2023

A Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa, num comunicado de anteontem, recorda que a paragem se deveu a um motivo alheio aos trabalhadores e que a produção foi retomada e vai ser normalizada antes do previsto. A administração prevê até um aumento da produção diária.

Não se vislumbra assim nenhum motivo nem argumentos para haver cortes salariais, ainda que em cinco por cento, como acordado com a Comissão de Trabalhadores.

Este corte terá impacto já nos salários de Outubro (devido aos acertos do mês de Setembro), penalizando o rendimento mensal dos trabalhadores numa altura em que as famílias mais precisam.

Também o valor referente ao complemento pelo trabalho ao fim-de-semana deve ser garantido a todos os trabalhadores. Isto justifica-se pelo período reduzido de paragem e porque a suspensão do trabalho ao fim-de-semana teve a ver com as necessidades da empresa e as suas opções de gestão e de logística.

Por outro lado, o regresso imediato dos trabalhadores temporários, com contratos precários, vem provar que o recurso a este tipo de contratação e o seu aumento, por parte da VW Autoeuropa, não tem qualquer justificação.

Está provado que estes trabalhadores são necessários de forma permanente e, como tal, o seu vínculo contratual deve ser permanente e com a VW Autoeuropa.

Reivindicações para 2024

Na semana passada, a Comissão Sindical do SITE Sul entregou à administração o Caderno Reivindicativo para 2024, alertando que não se pode nem deve deixar condicionar este processo por motivos alheios aos trabalhadores, numa altura em que é urgente e necessário o aumento real dos salários.

Fonte: FIEQUIMETAL