Intermarché ataca liberdade sindical No passado dia 17 de Outubro, o CESP foi impedido de realizar um plenário no Intermarché de Santa Iria de Azoia, em Loures — mais um ataque à actividade sindical do CESP neste local de trabalho! No próximo dia 10 de Novembro, estaremos à porta da loja, em protesto contra as suas normas ilegais!

O Intermarché de Santa Iria de Azoia não se fica pelo ataque à liberdade de reunião dos trabalhadores, como ocorreu no passado dia 17 de Outubro. Esta loja também tem por hábito marcar faltas injustificadas à Delegada Sindical nas suas horas mensais, legalmente previstas, para o exercício de actividade sindical — uma ilegalidade absoluta!

O CESP denunciou este ataque aos direitos dos trabalhadores à ACT.

As entidades patronais não se podem opor à reunião de trabalhadores — é um direito constitucional!

Todos os trabalhadores têm o direito a reunir durante o seu horário de trabalho, quer sejam ou não sindicalizados, até 15 horas por ano. [artigo 461.º, b), do Código do Trabalho]

As entidades patronais não podem opor-se à requisição de Delegados Sindicais, nem discriminá-los por isso — é ilegal!

O Intermarché lida mal com a democracia e os direitos conquistados após o 25 de Abril.

Além destes ataques, denunciamos também a desregulação dos horários de trabalho e a desvalorização das carreiras profissionais — uma vez que todos os trabalhadores, com a excepção dos trabalhadores do talho, independentemente da sua categoria e antiguidade, auferem o mesmo salário: 765€!

Fonte: CESP