Enquanto o SNS desaba Ministro da Saúde vende ilusões A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) organiza hoje, 14 de novembro, uma Conferência dedicada ao 20º aniversário da regulação em Saúde. A FNAM saúda a iniciativa e marcará presença para relembrar que a regulação da Saúde não pode descurar o SNS e a importância de fixar médicos no serviço público. Manuel Pizarro, que encerra a Conferência, não poderá vender a ilusão de que resolveu os problemas do SNS enquanto ele desaba aos olhos de todos.

O encerramento e condicionamento de vários Serviços de Urgência têm-se agravado ao longo dos dias deste mês, e as insuficiências multiplicaram-se durante esta semana, dada a falta de médicos no SNS, apesar do Governo anunciar o regresso a uma suposta normalidade, que não corresponde à realidade. De norte a sul do país, a saúde dos utentes está a ser deixada para trás, por mais que o Ministério de Manuel Pizarro e o Governo em gestão de António Costa insistam em nos vender um mundo de fantasia.

Assistimos com estupefação quando Manuel Pizarro, que escolheu não negociar de forma séria e competente com os médicos do SNS, e que não foi capaz de lhes garantir uma atualização salarial justa e reposição de condições de trabalho perdidas ao longo dos anos, insiste em dizer “que o sistema tem dado uma resposta absoluta, cabal” ao desabamento em curso do SNS, por falta de médicos. Não tem. Todos sabemos disso e o Ministro da Saúde também.

A FNAM vai continuar a lutar por salários justos e condições dignas, para todos os médicos, e por um SNS público, universal, acessível e de qualidade, realidade que só se garante com médicos. Os médicos de e para toda a população.

Fonte: FNAM