Greve dos trabalhadores das santas casas de misericórdia 21 DE DEZEMBRO: GREVE DOS TRABALHADORES DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

Os trabalhadores das Santas Casas de Misericórdia estarão em Greve pelo direito à negociação de um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) — é justo e necessário!

Pelas 11 horas, faremos ouvir as nossas exigências em frente à Sede da União das Misericórdias Portuguesas.

No próximo dia 21 de Dezembro, continuaremos a denunciar a atitude que as SCM e a própria UMP têm tido desde 28 de Outubro de 2022, aquando da publicação da Portaria que estendeu os direitos dos trabalhadores das IPSS a todos os trabalhadores das Santas Casas de Misericórdia — esta Portaria de Extensão (PE) acabou com a discriminação, igualando as condições de trabalho em todo o sector social!

Desde então, as SCM têm recusado cumprir a Lei, nomeadamente no devido pagamento das diuturnidades aos seus trabalhadores, por todo o tempo de serviço na Instituição.

Além disto, a UMP, que SEMPRE recusou negociar com o CESP, apressou-se a fazer sair um CCT negociado com outro Sindicato, com piores condições de trabalho que as do CCT das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), estendidas aos trabalhadores das SCM pela PE.

Mantemos a nossa já longa reivindicação de celebrar um CCT que consagre os direitos já conquistados pela luta dos trabalhadores das Santas Casas.

Exigimos a negociação e não a imposição de um CCT!

Exigimos também que as Santas Casas cumpram a Lei e paguem o que devem aos seus trabalhadores — as diuturnidades e a remuneração extra por trabalho em dia feriado têm de ser pagas!

21 DE DEZEMBRO | 11H00

CONCENTRAÇÃO — EM FRENTE À SEDE DA UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS [Rua de Entrecampos 9, 1000-151 Lisboa]

PIQUETES DE GREVE:

SCM Espinho — 20h00, no dia 20 de Dezembro