A FECTRANS reuniu na sexta-feira com membros do gabinete do Ministro das Infraestruturas, aos quais foi apresentado um documento com as reivindicações actuais dos trabalhadores dos transportes e comunicações.

Esta reunião antecedeu a concentração de dirigentes sindicais, marcada para hoje de manhã no mesmo local, onde foi apresentado as conclusões da discussão havida com os representantes do Governo.

Pela Federação foi colocado a necessidade do aumento dos salários, que é estratégico para as empresas do sector, porque será a forma de criar condições para fixar os actuais trabalhadores e recrutar novos.

Colocámos a necessidade de haver uma intervenção no sentido de combater a desregulamentação dos horários e iniciar-se um caminho para a redução progressiva dos tempos de trabalho.

Referimos que é necessário combater o trabalho precário no sector, com a passagem a efectivos de todos os trabalhadores a ocuparem postos de trabalho permanente, incluindo os das empresas prestadoras de serviços, assim como referimos que é preciso intervir para se cumprir o artigo 498 – A, que obriga a que aos trabalhadores das empresas prestadoras de serviço, se aplique a contratação colectiva da empresa onde desempenham a sua actividade.

A exigência da redução da idade da reforma, a concretização das negociações onde já há trabalho feito sobre isso foi outro dos assuntos que apresentámos e que consta no documento entregue.

Também colocámos a necessidade de se reforçar a componente social das empresas de transportes e comunicações, através de uma forte intervenção do estado nas mesmas, de modo que tenha as ferramentas necessárias para desenvolver as políticas que coloquem este sector ao serviço do País e das populações.

Sendo agora conhecedor dos problemas e reivindicações dos trabalhadores, é necessário que venham as respostas que valorizem o trabalho e os trabalhadores.

Caderno Reivindicativo entregue ao Governo --->>>>>

transportes e comunicacoes