O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local defende a urgência no processo negocial com base na «PRC2024», e rejeita a intenção do Governo de adiar a negociação para Setembro, reafirmando que a resolução dos problemas dos trabalhadores não pode esperar pela discussão do Orçamento do Estado para 2025.

A Direcção Nacional (DN) do STAL, reunida nesta quinta-feira (dia 6), na sede do Sindicato, em Lisboa, reafirma a sua confiança e determinação na luta em defesa de melhores condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da Administração Local, num quadro político marcado pelo aprofundamento da destruição das Funções Sociais do Estado e dos Serviços Públicos, e pelo programa do governo PSD/CDS (com o apoio da IL e CH, e a conivência do PS) que prossegue e acentua a política dos baixos salários, da precariedade, dos horários desregulados, do desrespeito pelas carreiras e profissões, do bloqueio da negociação e contratação colectiva.

O STAL reitera a sua determinação em intensificar a luta em defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores, cujas condições de vida tem-se agravado, sendo cada vez mais difícil, por muita "engenharia financeira" que se faça, fazer face ao elevado custo de vida, nomeadamente com as habituais despesas domésticas, como as da alimentação, saúde ou habitação (o Índice de Preços no Consumidor teve subida homóloga de 3,1% em Maio, quase 1% a mais do que em Abril).

Nesse sentido, a DN do STAL aprovou, por unanimidade, a resolução «Pela urgente valorização salarial e profissional dos trabalhadores da Administração Local», que defende a urgência no processo negocial com o Governo (com base na «PRC2024»), frisando que a resolução dos problemas dos trabalhadores não pode esperar pela discussão do Orçamento do Estado para 2025, como o Governo pretende impor.

O STAL reafirma o seu compromisso em prosseguir e intensificar o esclarecimento, a mobilização e a acção reivindicativa contra o inaceitável empobrecimento generalizado dos trabalhadores e da população; apelando à mobilização e participação de todos os trabalhadores na manifestação “Pela valorização das profissões de maior desgaste físico”, no dia 25 de Junho (às 10h30), entre o Largo do Rato e a Assembleia da República; e ao desenvolvimento da luta pela urgente negociação da «PRC2024», nomeadamente pelo aumento geral e significativo de todos os salários; pela valorização das carreiras e profissões; pelo combate à precariedade; pela melhoria das condições de trabalho; e pelo reforço dos Serviços Públicos. Mais ...