O Estado assinou o contrato de concessão em março de 2022 com Venistiplet Gamming, Lda, que é nova concecionária da sala de jogo do bingo do Porto (ex-Bingo Boavista).

A empresa tinha um prazo de 6 meses para abrir a sala e assumir todos os 62 trabalhadores que trabalhavam no Bingo Boavista, ou seja, a sala deveria ter aberto em setembro de 2022.

Contudo, esta empresa, que pertence a um conhecido grupo espanhol do jogo e que tem a concessão de várias salas de jogo do bingo em Portugal, tem vindo a adiar sucessivamente a abertura da sala alegando, nas diversas reuniões realizadas com a mediação do Ministério do Trabalho, não ter encontrado um espaço adequado. Na última reunião disse já tinha encontrado uma sala disponível e que ia chamar os trabalhadores, mas tal não aconteceu.

O sindicato solicitou uma nova reunião ao Secretário de Estado do Turismo, que teve lugar recentemente, e solicitou que não fossem mais prorrogados os prazos para a empresa abrir a sala, que a sala fosse aberta de imediato e que se a empresa não abrir de imediato a sala que lhe seja retirada a concessão, seja aberto um novo concurso público para a licença e que o caderno de encargos obrigue a integrar os trabalhadores e obrigue a empresa a cumprir a contratação coletiva existente.

Os trabalhadores estão desesperados pois, muitos já não têm qualquer apoio social e não vêm a hora de voltar a exercer a sua atividade profissional.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte