Perante a organização e a unidade dos trabalhadores, evidenciadas na grande participação nos dois primeiros dias de greve, a administração da ADP Fertilizantes retomou as negociações com os sindicatos da Fiequimetal e apresentou propostas a aproximar-se das reivindicações que motivaram o recurso à luta.

Dar início às greves aprovadas pelos trabalhadores, para os dias 6, 13, 20 e 27 de Junho e 4 e 11 de Julho, foi a chave para alterar a posição patronal, expressa a 23 de Maio, quando os representantes da empresa deram por encerradas as negociações, apresentando 4,7 por cento de aumento salarial.

Confrontada com a unidade e determinação dos trabalhadores, a administração propôs reabrir as negociações e agendou uma reunião para terça-feira, dia 18.

O que mudou

Os trabalhadores reivindicavam mais 40 euros nos salários. Antes, já fora aceite a proposta de retribuição do trabalho por turnos pela tabela 9B.

No dia 18, a administração propôs, para além dos 4,7 por cento de actualização salarial, mais 30 euros, nos salários até 1500 euros, e mais 20 euros, nos salários entre 1500 e 2000 euros.

Haverá um arredondamento de 0,1 por cento, para o euro superior, e de 0,7 por cento, no valor da anuidade.

Assumiu também o compromisso de, depois do período de férias de Verão, discutir com os representantes dos trabalhadores a actualização do valor para o subsídio de turno.

Nos plenários de trabalhadores, realizados ontem, foi decidido suspender as greves e declarar a vontade de chegar a um entendimento, nos termos propostos pela administração.

A comissão negociadora da Fiequimetal aguarda a marcação de uma reunião com a administração, para concretizar a vontade de acordo das partes.

O SITE CSRA e o SITE Sul, que constituem esta comissão, realçam que é importante os trabalhadores continuarem a reforçar as suas organizações representativas e a sindicalizarem-se, para consolidarem a capacidade de melhorar as suas condições de vida e de trabalho.