No processo reivindicativo e negocial dirigido pelo SITE Sul, foi alcançado um ganho mensal de 199 euros, para os ajudantes, 224 euros, para os técnicos de manutenção, e 219 euros, para os chefes de equipa, na MTS, que presta serviços de manutenção na VW Autoeuropa.

Nos salários-base destes trabalhadores, os aumentos são de 130 euros, para os ajudantes, 155 euros, para os técnicos de manutenção, e 150 euros, para os chefes de equipa.

Na nota de imprensa em que anunciou estes resultados, o sindicato refere ainda que foi também conseguido um prémio mensal de assiduidade, no valor de 25 euros, para todos os trabalhadores. Há ainda uma melhoria no subsídio de alimentação, com mais dois euros por dia, que representa um ganho de 44 euros por mês.

Os valores acordados vão ter reflexos no aumento das restantes matérias pecuniárias inerentes ao salário-base, como o subsídio de turno e o prémio pelo trabalho prestado aos fins-de-semana (prémio este que resultou do processo reivindicativo de 2022, dirigido também pelo SITE Sul).

Ficou assumido o compromisso de, em 2025, finda a vigência deste acordo, voltar de novo a discutir actualizações salariais.

O sindicato valorizou a determinação e a serenidade destes trabalhadores, como condição essencial para atingir este resultado positivo, registando a disponibilidade da gerência da MTS para o diálogo, no sentido de responder positivamente às justas reivindicações que lhe foram apresentadas.

Fonte: FIEQUIMETAL