Realizaram-se ontem reuniões de negociação com a IP e com a CP, de que resultou o seguinte:

Na reunião de manhã com a IP, a administração apresentou, verbalmente, alterações ao modelo de bandas com progressões anuais, alterando algumas percentagens de incremento e alargando o mérito no segmento 2 a todas as categorias e também novos valores para os subsídios de dono de obra, cabines, condução de veículos especiais, etc.

Aguardamos a entrega do documento por escrito para poder divulgá-lo e recolher opiniões para formularmos uma posição junto da administração.

Na reunião de tarde com a CP apresentaram também, verbalmente, as pequenas alterações introduzidas na Carreira Comercial e na de Condução, andando a discussão sobre a posição das restantes organizações.

Aguardamos a entrega dos documentos com alterações, mas a reunião vai continuar na tarde da próxima terça-feira, dia 16.

Em documento enviado ao Ministério da tutela e à administração da CP, no início da semana, as organizações que entregaram o pré-aviso para dias 22 e 24 de Julho, apresentaram algumas propostas para desbloquear o actual conflito, nomeadamente com:

A administração cumpra o que anunciou no comunicado de dia 28 de Junho de 2024, na sequência de um acordo com outra organização, ou seja, que esse, acordo seja extensível a todas as categorias profissionais da CP, garantindo que todas as áreas da empresa beneficiem das melhorias alcançadas. Sendo assim atribuído um aumento salarial de 1,50% sobre as tabelas indiciárias e um aumento de 0,88 € no subsídio de refeição, passando esse a ter o valor de 9,20 €, a partir de 1 Agosto de 2024;

A CP cumpra com o acordo de princípio de 29 de Maio de 2023 e, em particular, iguale o prémio de produtividade anual previsto nas cláusulas 60.ª, n. º 7, alíneas a) e b), cujo valor será o previsto nas referidas alíneas da cláusula 62.ª (560,00 € e 630,00 €) do AE/SMAQ;

Sejam feitos avanços nos assuntos abordados em anteriores negociações, nomeadamente a integração de abonos, subsídios e prémios no salário, bem como, sejam resolvidos alguns problemas operacionais, anteriormente identificados;

A tutela sectorial deve ser envolvida de forma a obrigar-se por compromisso a disponibilizar à CP um plafond financeiro a ser incluído no orçamento de Estado de 2025, para finalizar a revisão do Regulamento de Carreiras da empresa. A negociação deve ser retomada entre CP e os sindicatos, com a garantia da revisão das tabelas salariais.

Fonte: FECTRANS