Ontem realizou-se uma reunião na CP, na qual as organizações sindicais apresentaram um documento e a discussão terá continuidade na próxima quinta-feira de tarde.

A partir do documento entregue, da parte sindical foram apresentadas uma série de propostas de alteração aos conteúdos funcionais e irão agora ser analisados pelos responsáveis da CP.

O documento entregue pelo conjunto das organizações que entregaram pré-aviso de greve para o dia 22 e 24 de Julho, foi o seguinte:

O conjunto das organizações abaixo indicadas, relativamente à negociação do Regulamento de Carreiras da CP, consideram o seguinte:

1. É necessário que num quadro de negociação e diálogo se negoceie um novo RC, abrangente, que considere a CP como um todo e que aponte numa valorização profunda de todas as profissões existentes na empresa;

2. Há toda a abertura negocial para discutir junções de algumas categorias conforme proposto pela administração, desde que se justifiquem e valorizem essas profissões;

3. Que a proposta da administração levanta questões que não podem ser aceitáveis no quadro da negociação;

Introdução de polivalências de funções em diversas categorias profissionais;

Eliminação de especialidades profissionais necessária para a um bom desempenho profissional;

Diferenças nos enquadramentos indiciários em categorias que sempre estiveram nos mesmos níveis;

Elevados tempos de permanência ao longo das categorias profissionais, tendo como contrapartida pequenas diferenças salariais;

Na junção de categorias não se tem em conta os anos de permanência nas categorias a extinguir, para efeitos de integração nas novas categorias;

Mantém uma grelha indiciária desajustada para valorizar as profissões e criar as condições para fixar os actuais trabalhadores e recrutar novos.

4. É necessário continuar a negociação tendo em conta as propostas da administração e as contrapropostas apresentadas pelo conjunto destas organizações;

Assim, estas organizações sindicais propõem:

A) Que se assuma a continuação das negociações dos aspectos em que há divergência, sem prejuízo da aplicação faseada das matérias em que se chegar a acordo;

B) Que a continuação da negociação tenha como objectivo eliminar as divergências no conteúdo funcional em cada categoria, a criação de uma nova grelha salarial que perspective as carreiras profissionais a longo prazo, assim como a negociação das regras de transição e implementação;

C) Que se aplique a todos os trabalhadores os valores salariais que no dia 28 de Junho a administração anunciou em comunicado; Que como contributo para um clima de paz social, a administração cumpra as matérias do acordo de 29 de Maio de 2023, que se encontram por cumprir e já referenciados no nosso documento de 08 de Julho de 2024;

5, Na base destas propostas, estas organizações sindicais comprometem-se a suspender o actual conflito para permitir a negociação de modo à criação de um novo Regulamento de Carreiras, que valorize todos os trabalhadores sem excepção e que é estratégico para o futuro da CP.

Fonte: Fectrans