A Interjovem Lisboa, no dia 7 de Novembro, realiza a sua Conferência Distrital. Esta conferência tem como objectivo discutir a situação dos jovens trabalhadores do distrito de Lisboa, traçar linhas de trabalho, exigir respostas e eleger a futura Direcção desta frente de trabalho específica da USL/CGTP-IN.
Vivem no distrito de Lisboa cerca de 380 mil jovens, entre os 15 e os 29 anos, e a este número juntam-se 147 mil e 703 jovens entre os 30 e os 34 anos. Os jovens trabalhadores no distrito de Lisboa vivem uma situação grave dado que, 2 em cada 16 jovens trabalhadores vivem em risco de pobreza, sendo a política de baixos salários e a precariedade as responsáveis.
A Taxa de desemprego juvenil (média anual 2023) foi mais do triplo da taxa de desemprego da Região da Grande Lisboa e 1,8 pontos percentuais superior à taxa de desemprego juvenil do país (20,5% ).
No distrito de Lisboa, 61.8% dos jovens trabalhadores por Conta de Outrém com menos de 25 anos têm um contrato precário. Se considerarmos a totalidade dos jovens trabalhadores por Conta de Outrem, com menos de 30 anos, 52,8% tem um contrato precário, ou seja, em cada 2 jovens trabalhadores, pelo menos 1 tem um contrato precário.
Durante a Conferência, será colocada à votação a Carta Reivindicativa que consta das soluções para os problemas concretos dos jovens trabalhadores no distrito de Lisboa, que será entregue por volta das 16:30h, no Ministério do Trabalho e da Segurança Social.
Fonte: U.S. Lisboa