APÓS UM ANO, PROBLEMAS PERSISTEM NA LEROY MERLIN!

Depois de várias reuniões, e apesar dos compromissos assumidos pela Leroy Merlin, os problemas apontados pelo CESP arrastam-se, alguns até se agravaram, e as soluções são adiadas pela empresa!

DESCONTO DE FALTAS

Apesar de ter assumido o compromisso de analisar o desconto incorrecto das faltas, incluindo das faltas justificadas (que têm de ser pagas pela empresa), passou um ano e pouco foi corrigido. O CESP exige o cumprimento da lei, que impede o desconto de faltas pelo valor hora, assim como o desconto de períodos inferiores a um dia de trabalho. Fica atento/a e, se tiveres descontos incorrectos no teu salário, contacta o CESP!

PAGAMENTO DOS FERIADOS QUE COINCIDAM COM O DOMINGO

O nosso Contrato Colectivo de Trabalho é claro: sempre que trabalhas em domingos que coincidem com feriados, tens direito a receber o subsídio de domingo por trabalhar ao domingo e o valor correspondente ao trabalho num feriado, em simultâneo. Exigimos o pagamento do subsídio de domingo em falta a todos os trabalhadores que prestaram trabalho nesses dias (os mais recentes foram o domingo de...

OS PROBLEMAS QUE SE MANTÊM HÁ MAIS DE UM ANO:

SALÁRIOS

O CESP exigiu à empresa a correcção dos salários dos trabalhadores especializados a receber menos que os colegas de categorias profissionais inferiores. Apesar de se ter comprometido a apresentar uma solução para este tema, a empresa limitou-se a fazer uma pequena correcção no salário destes trabalhadores, mantendo as discriminações e a desvalorização das...

OS PROBLEMAS NOVOS:

ALTERAÇÕES ILEGAIS AOS HORÁRIOS DE TRABALHO

A Leroy está a alterar as escalas de horários de trabalho unilateralmente, sem o consentimento dos trabalhadores, em várias lojas. Em alguns dos casos, sem sequer cumprir as 2 folgas semanais. O CESP relembra que a empresa está obrigada a cumprir o nosso Contrato Colectivo de Trabalho que é bastante claro: os mapas de horários de trabalho têm de ser comunicados com 30 dias de antecedência e a empresa não pode mudar o ciclo de folgas do trabalhador sem o seu acordo prévio, por escrito. Não aceites que te mexam nos horários sem o teu consentimento, nem aceites trabalhar sem duas folgas semanais! Também tens direito a, pelo menos, um fim-de-semana por mês. Fica atento/a e exige que os teus direitos sejam cumpridos!

AVALIAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS

As avaliações de desempenho dos trabalhadores são discriminatórias – e têm impacto directo nos salários dos trabalhadores. É inaceitável!

A LEROY MERLIN DEPENDE DE TODOS E CADA UM DE NÓS PARA FUNCIONAR – VAMOS FAZER-NOS OUVIR!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

ENTRENTAS ALGUM DESTES PROBLEMAS? CONTACTA O TEU SINDICATO, O CESP!

VAMOS LUTAR, JUNTOS, POR CONDIÇÕES DE TRABALHO DIGNAS!