A FEVICCOM - Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro emitiu hoje o Pré-Aviso de Greve de adesão à Greve Geral de 11 de Dezembro de 2025 convocada pela CGTP-IN.
Os trabalhadores do sector rejeitam o pacote laboral de assalto aos direitos e de afronta à Constituição da República Portuguesa: a facilitação dos despedimentos e a “legalização” dos despedimentos sem justa causa; a desregulação dos horários e o banco de horas individual; a eternização da precariedade laboral; a fragilização dos direitos de maternidade e de paternidade; o ataque à contratação colectiva; as limitações à liberdade sindical; os condicionamentos ao direito de greve; entre outros.
E defendem: o emprego com direitos e a contratação colectiva; os salários dignos; os horários de trabalho regulados e as 35 horas semanais; a valorização do trabalho por turnos; a melhoria dos direitos de maternidade e de paternidade; a liberdade sindical e o direito de greve, entre outras matérias constantes das suas propostas reivindicativas para 2026.
Continuam a decorrer os Plenários de Trabalhadores, de norte a sul do país, para preparação da Greve Geral em cada local de trabalho.
Fonte: FEVICCOM
