Os TND deste Agrupamento paralisam o seu trabalho na próxima QUINTA-FEIRA, 5 DE MARÇO e concentram-se, juntamente com a Comunidade Educativa, frente à Escola Secundária Vergílio Ferreira a partir das 8h30.

O Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira enfrenta uma grave carência de pessoal, com impactos negativos na qualidade do serviço público e com grande desgaste por parte das Trabalhadoras Não Docentes.

O Sindicato contactou a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Direção do Agrupamento. Da CML não obteve qualquer resposta positiva e a Direção do Agrupamento informou que não existirá solução face a esta situação concreta, pois não existirá reforço por parte da CML.

A falta de pessoal do Agrupamento chegou ao ponto de ter 14 trabalhadores ausentes por diversos motivos.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação não pode também escapar à crítica, pois recusa-se a alterar a “portaria de rácios”, portaria essa que define o número de trabalhadores por cada ciclo de ensino.

Os Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira lançam o alerta, realizando uma Greve com Concentração, pelas 8h30, no próximo dia 5 de março de 2026, quinta-feira, frente à Escola Secundária deste agrupamento.

Ver Pré-Aviso e Comunicado

Fonte: STFPSSRA

greve tnd esc vergilio ferreira 1