Com os salários por actualizar há mais de seis anos, os trabalhadores dos clubes de futebol fizeram, hoje, uma concentração à porta da Liga de Clubes, por aumentos salariais, a defesa dos direitos e pela negociação do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT). A iniciativa foi convocada pela FESAHT - Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal e pela FEPCES - Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços e enquadra-se na Semana Nacional de Acção e Luta da CGTP-IN que está a decorrer, entre 16 a 20 de Maio.
A Liga de Clubes denunciou o CCT e pretende retirar todos os direitos dos trabalhadores. Além disso, quer restringir o CCT às sociedades desportivas, deixando de fora os trabalhadores dos clubes que são mais de 90% dos trabalhadores abrangidos pela contratação coletiva.
A Liga de Clubes recusa atualizar os salários há seis anos. Os clubes, apesar de movimentarem milhões de euros, pagam salários de miséria aos trabalhadores.
FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte