2020lisboa semana luta 1070As acções de luta desenvolvidas durante esta Semana de Luta pelos Sindicatos da CGTP-IN deram voz a milhares de trabalhadores de inúmeros sectores de actividade, empresas e serviços, na sua luta pela defesa da saúde e dos direitos!

Hoje vivemos uma situação de calamidade social, com impacto significativo no distrito de Lisboa. A epidemia expôs de uma forma clara e violenta, para a qual contribui, o modelo de baixos salários, trabalho precário e o ataque aos direitos.

Alguns números ilustram o drama da situação social de como se vive e trabalha no distrito:
- Perto do 80 mil trabalhadores desempregados, o que corresponde a um aumento de 44% de desemprego no distrito de Lisboa;
- Quase metade (48%) dos inscritos não recebe subsídio de desemprego;
- 27.505 Empresas em Lay-off, corresponde a 24% das empresas que, no país recorreram ao Layoff;
- Entre Março e Abril, mais de 260 famílias em Lisboa passaram a precisar de recorrer ao rendimento Social de Inserção (o que corresponde a mais de 30 % das novas famílias que, no país, estão nesta situação).

A manifestação realizada em Lisboa foi uma acção de protesto, de indignação e de luta contra a exploração e pela valorização dos trabalhadores, por uma política alternativa que defenda e salvaguarde os trabalhadores, os pensionistas e as suas famílias.

Ver Fotos da Manifestação em Lisboa
Ver Intervenção da Secretária-geral

Em todo o país outras iniciativas ocorreram no Porto e em Viseu com Tribunas Públicas; em Setúbal o protesto dos trabalhadores da LAUAK e em Coimbra com os trabalhadores do Grupo TRANSDEV.

TRIBUNA PORTO

TRIBUNA VISEUDIF/CGTP-IN
25.06.2020TRANSDEVlauak setubal