A CGTP-IN realizou, hoje, uma manifestação, em Lisboa, que partiu do Largo do Camões em direcção à Assembleia da República, culminando a Jornada de Acção e Luta.

Uma jornada de luta que teve o seu inicio em 21 de Junho e terminou hoje dia 15 de Julho envolvendo centenas de milhares de trabalhadores, em todo o país e em todos os sectores, realizaram greves, paralisações, plenários e acções de rua - Pelo aumento geral dos salários! Pelo emprego com direitos! Pela revogação das normas gravosas da legislação laboral!

Os muitos milhares de trabalhadores que ao longo desta jornada, trouxeram para a rua as suas reivindicações e problemas deixaram bem claro que é preciso resistir à ofensiva e exigir melhores condições de trabalho e de vida.

Com a Jornada de Acção e Luta, os trabalhadores deram uma maior dinâmica reivindicativa aos processos de luta em torno do aumento dos salários, da valorização das carreiras e profissões, da negociação da contratação colectiva. Mas também, no combate à precariedade, à luta pela redução dos horários e rejeição da sua desregulamentação, bem como, às insuficiência e desequilíbrio das medidas do Governo, no que toca à defesa e reforço dos serviços públicos e das Funções Sociais do Estado, para garantir a valorização do trabalho e dos trabalhadores e o desenvolvimento do país.

Hoje, nesta manifestação, em frente a Assembleia da República, os trabalhadores manifestaram ainda total disponibilidade para continuarem a lutar por respostas às suas reivindicações, ficando, desde já, agendados protestos para os próximos dias, demonstrando confiança na necessidade de se intensificar a luta.

DIF/CGTP-IN
15.07.2021