SEMINARIO 9 NOVEMBROA CGTP-IN organiza um Seminário Nacional, no dia 9 de Novembro, no seu Auditório em Lisboa, intitulado “Agenda 2030 e os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) - O Acordo de Paris sobre o Clima - Desafios sindicais”.

As mudanças climáticas e suas consequências não param de preocupar o mundo inteiro. Inundações, secas, tempestades e incêndios afectam-nos com maior ou menor intensidade conforme o pais onde ocorrem. Como trabalhadoras e trabalhadores sindicalistas, ou como cidadãos, queremos reagir aos problemas criados, de fome, de desemprego e de injustiça social, provocando guerras, fugas e mobilidade de populações inteiras, entre países ou dentro dos mesmos.

Portugal não escapa a estas situações e por isso, como trabalhadores e sindicalistas, devemos preocupar-nos e intervir nas localidades onde vivemos e nas empresas onde trabalhamos, contribuindo para uma nova cultura e novos comportamentos que protejam o ambiente e o clima, hoje e para o futuro dos nossos filhos.

De 6 a 17 de Novembro, a ONU – Organização das Nações Unidas, reunirá a sua 23ª Conferência do Clima (COP23) em Bona – Alemanha, para discutir as regras de funcionamento do Acordo de Paris que foi aprovado na COP21 por mais de 220 Estados em Dezembro 2015, e ratificado por cerca de 166 Estados até agora. Já há vários anos que, ao nível internacional e nacional, foram adoptadas políticas para que o desenvolvimento económico seja sustentável e proteja o ambiente e o clima e garanta ao mesmo tempo a justiça social e as condições de trabalho digno.

Para discutir estas obrigações humanitárias e as implicações destas políticas para a acção sindical, a CGTP-IN organiza um Seminário Nacional, no dia 9 de Novembro, no seu Auditório em Lisboa, intitulado “Agenda 2030 e os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) - O Acordo de Paris sobre o Clima - Desafios sindicais”.

Pretende-se aprofundar a evolução da implementação dos ODS em Portugal, a Agenda Internacional 2030 e o Acordo de Paris sobre o Clima que visa a redução da emissão de gases com efeito de estufa, questões com forte influência na economia, no sistema de produção e no emprego. Importa identificar quais são os desafios em termos sindicais, as formas de luta e os contributos para responder a estes desafios. Para nos ajudar nesta reflexão, já foram garantidas intervenções da OIT, da Plataforma de Organizações Não Governamentais e Sindicatos.

A inscrição é gratuita, mas sujeita a confirmação. As e os interessados devem enviar um pedido de inscrição ao DSACES - Departamento para o Desenvolvimento Sustentável, Ambiente, Consumidores e Economia Social da CGTP-IN pelo e-mail: Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar..

Atenção, só as inscrições confirmadas irão receber uma Ficha de Inscrição para preencher e reenviar.

6 Novembro 2017
Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN