Divulgação Inquérito “online” sobre a implementação dos ODS
Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal

objetivos portA Agenda do Desenvolvimento Pós 2015 designada «Agenda 2030» foi aprovada na Cimeira da ONU para o Desenvolvimento Sustentável que decorreu entre 25 e 27 de Setembro 2015, dando continuidade aos Objectivos do Milénio (ODM). São agora 17 ODS - Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável que incluem 169 metas. Cada Estado comprometeu-se a aplicar os ODS até 2030 e obrigou-se a pedir a participação e contribuição da sociedade civil, pessoas, comunidades e associações. A CGTP-IN integra a Comissão Organizadora da Consulta da Sociedade Civil que promoveu uma série de Workshops descentralizados, onde muitos, também sindicalistas, participaram e agora um Inquérito Online para recolher mais contribuições individuais e de organizações como as sindicais.

Este processo tem também como objetivo a recolha das recomendações da Sociedade Civil para depois, junto dos Decisores políticos nacionais, conseguir que estas sejam consideradas na definição da estratégia e do plano nacional público de implementação dos ODS. Desta forma ocorre também uma grande divulgação da Agenda 2030 e dos ODS.

Participação e contribuição das estruturas sindicais, das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Alguns dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável são transversais, importantes para os trabalhadores e os sindicatos, como sejam o trabalho digno, a igualdade de género, o consumo, a defesa do clima, as energias etc. É por isso importante os sindicalistas e sindicatos participarem e contribuir na implementação e dinamização dos ODS, em especial naquilo que diz mais directamente respeito aos trabalhadores, suas famílias e seus locais de residência. Só assim podemos fazer a diferença para que o Desenvolvimento Sustentável respeite realmente o equilíbrio entre necessidades económicas, ambientais, sociais e o trabalho digno, objectivo defendido no nosso Programa de Acção 2016-2020, aprovado no último Congresso.

Neste sentido, convidamos todas as pessoas, sindicalistas ou não, a preencher e a divulgar um questionário “Online” ao qual poderão aceder, até 15 de julho, através deste link:
http://Google/forms/IWW56e2oZpHokCa93.

As respostas serão recolhidas e tratadas de forma anónima, sendo posteriormente integradas num relatório que será apresentado publicamente no mês de Setembro. O preenchimento do questionário demorará apenas uns 10 a 15 minutos.

Mais informações sobre os ODS, em português, em:
https://www.unric.org/pt/images/stories/2016/ods_2edicao_web_pages.pdf

Agradecemos desde já a vossa participação que será essencial para o sucesso deste processo.

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN
Lisboa, 30 de Junho de 2016