csumHoje, reflecte-se cada vez mais sobre os melhores critérios éticos e responsáveis na hora de decidir que produtos comprar. Comprar produtos Portugueses é um dos principais critérios que devemos ter sempre presente, pois radica no direito ao exercício da cidadania em democrática.

Defendemos que os trabalhadores conscientes, enquanto consumidores, devem procurar ter em vista a defesa da sociedade e do meio ambiente. Devem ter consciência de que existem produtos cuja proveniência é duvidosa ou cuja produção resulta da utilização do trabalho infantil ou escravo. Por outro lado, devemos ter consciência de que os produtos poderão ser compostos, na sua génese, por produtos químicos perigosos para a saúde ou para o meio ambiente, ou até que provêm de actos cruéis para com os animais.

Não devemos renunciar ao direito de escolha e fazer um esforço para seleccionar e comprar de preferência produtos confeccionados ou produzidos em Portugal, embora exigindo sempre qualidade. Defender o que é nosso é um dever. Longe vão os tempos em que, quase sempre, nos abastecíamos na loja do bairro e os produtos vinham da proximidade.

Com efeito, hoje, por falta de informação e atenção, ignoramos a origem do que vestimos, dos materiais com que lidamos e o que comemos. Temos que ter a atitude consciente de verificar a proveniência da fruta do que compramos para evitar que depois, ao verificar, constatamos que trouxemos “fruta” estrangeira, sem sabor nem cheiro, quando na mesma prateleira havia “fruta” nacional e de boa qualidade.

Vamos de forma consciente, como consumidores, contribuir com as nossas escolhas, para que haja maior qualidade, menos importações e mais compra de produtos nacionais. Numa altura em que o país definha numa crise profunda, ganha sentido o olhar para o nosso papel individual e colectivo. Devemos interrogar-nos sobre o nosso papel, o papel de todos e de cada um, na construção de uma sociedade mais justa e solidária através de actos individuais ou organizados.

Como trabalhadores e consumidores, podemos contribuir para defender a produção nacional o que ajuda ao escoamento da produção nacional de qualidade e ser solidário com os nossos concidadãos, particularmente os que estão com maiores dificuldades.

Os consumidores têm direitos, sendo o direito de escolha o principal! Sejamos capazes de usar bem esta força!

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN