CGTP IN no Conselho Geral da OUSA solidariedade com os trabalhadores africanosA CGTP-IN participou na 43ª Sessão do Conselho Geral da Organização de Unidade Sindical Africana (OUSA) como organização convidada. A Sessão decorreu no Cairo, Egipto, entre 17 e 20 de Outubro, tendo como anfitriã a Federação de Sindicatos Egípcios (ETUF na sigla em inglês).

Na intervenção realizada, a CGTP-IN expressou a solidariedade dos trabalhadores portugueses e das suas lutas com as acções e as lutas dos trabalhadores africanos. As centrais sindicais africanas retribuíram com a solidariedade da luta que travam em defesa dos direitos dos trabalhadores africanos, contra o neocolonialismo e em defesa da soberania e independência dos seus países. O Conselho Geral foi palco da denúncia: do efeito das sanções unilaterais impostas pelos EUA, UE e seus aliados, da inflação, dos mecanismos que continuam a conduzir ao aumento das dívidas externas e ao regresso do «ajustamento estrutural» imposto pelo FMI e Banco Mundial, dos efeitos gravosos da degradação ambiental que os africanos não causaram, da tentativa de negação do direito à exploração e uso dos seus recursos ao serviço do desenvolvimento dos seus países, da ingerência externa e dos golpes de Estado e conflitos, da militarização das relações internacionais e do aumento de bases e presença militar estrangeira em África. Ouviram-se muitas vozes de apelo à unidade, à solidariedade e à luta contra o desenvolvimento de uma agenda de ataque aos direitos, de empobrecimento e de aumento da exploração dos trabalhadores.

Nesta ocasião, a CGTP-IN realizou também contactos e encontros bilaterais que permitiram conhecer melhor a situação nos respectivos países e as tarefas do movimento sindical, reiterando o seu empenho em reforçar as relações de amizade e cooperação que mantém com um conjunto muito amplo de organizações sindicais africanas.