belga greve geralA CGTP-IN enviou às centrais sindicais da Bélgica uma mensagem de solidariedade com a greve geral que os trabalhadores Belgas desenvolveram dia 9 de Novembro:

Caros camaradas,

Enviamos, em nome da CGTP-IN, uma forte saudação à greve que desenvolvem na Bélgica. As lutas que têm desenvolvido, como a greve geral interprofissional, afirma as reivindicações de uma limitação dos preços da energia e a sua redução assim como a exigência pelo aumento salarial e de pensões que faça face ao aumento do custo de vida. Somos solidários com estas reivindicações, assegurando assim uma mais justa distribuição da riqueza, tanto necessárias como possíveis num contexto em que diversas empresas acumulam lucros recorde em diversos sectores sem que sejam taxados.

O sucesso deste dia de greve demonstra as justas reivindicações que a convocam e o amplo reconhecimento que as vossas organizações têm junto dos trabalhadores belgas, que aderiram à greve mostrando a indignação com a situação social que se vive na Bélgica.

Também em Portugal sofremos com o aumento dos preços e o bloqueio ao aumento dos salários. Temos por isso desenvolvido diversas acções de luta, como a manifestação de dia 15 de Outubro, mas também greves, concentrações e manifestações em diversos sectores, e decidimos uma nova acção convergente em Dezembro.

Confiamos que a luta dos trabalhadores é determinante para travar o aproveitamento que muitas empresas estão a fazer do momento actual para concentrar riqueza, acumular lucros e aumentar a exploração. Estamos certos que a continuidade da luta e da mobilização dos trabalhadores contribuirá para travar o empobrecimento e melhorar as suas condições de vida. A resposta às suas reivindicações e anseios será determinante para a conquista de aumentos salariais e uma mais justa distribuição da riqueza.

Uma vez mais recebam em nome da direcção da CGTP-IN uma forte saudação à vossa organização, e por vossa via aos milhões de trabalhadores em greve na Bélgica, que com a sua luta animam e estimulam a luta dos trabalhadores na Europa e no mundo.

INT/CGTP-IN
10.11.2022