ColombiaA CGTP-IN expressa a sua solidariedade aos trabalhadores e ao povo colombiano e faz votos de sucesso à Greve Nacional que hoje se realiza neste país. A CGTP-IN salienta o valor deste acto de luta e resistência à campanha terrorista do governo colombiano e dos grupos paramilitares contra organizações sindicais, sociais e políticas, assente na criminalização, ameaças, provocações, ataques, perseguições, prisões e assassinatos dos seus activistas e dirigentes.

Uma greve contra o pacote neoliberal de medidas anunciado pelo governo e defendidas pelo FMI, OCDE e Banco Mundial, em particular contra a reforma laboral, a qual, entre outras coisas, procura: acentuar a precariedade, reduzir para 75% o salário dos jovens trabalhadores e eliminar o salário mínimo; eliminar o direito às reformas; baixar os impostos ao grande capital e aumentar os impostos dos trabalhadores; privatizar serviços básicos de saúde.

As organizações sindicais e populares promotoras exigem o aumento e melhoria do salário mínimo, o cumprimento dos acordos feitos com as organizações de trabalhadores e de estudantes e com sectores sociais ligados à agricultura e aos indígenas. As organizações exigem implementação dos Acordos de Paz e o fim à política cúmplice com o paramilitarismo e de perseguição de quem resiste e luta por uma Colômbia de Paz e progresso, defendendo o direito ao protesto e o fim da criminalização e perseguição aos activistas e dirigentes sindicais e sociais.

A CGTP-IN expressa aos trabalhadores e ao povo colombiano a sua solidariedade e saúda a CUT e as demais organizações sociais e populares que convocaram e contribuíram para o sucesso desta greve.

INT/CGTP-IN
21.11.2019