Em nome da CGTP-IN e dos trabalhadores Portugueses saudamos a manifestação nacional que a CGIL realiza no dia 17 de outubro.
Estamos a viver um período de graves ataques aos direitos dos trabalhadores: precariedade crescente, desmantelamento dos serviços públicos, perdas de postos de trabalho e de capacidade produtiva, destruição ambiental, promoção do militarismo e da guerra e aumento asfixiante do custo de vida. Neste contexto, a luta dos trabalhadores italianos por melhores condições de vida e de trabalho, pela paz e pela defesa da Constituição é para nós uma fonte de inspiração e conta com a nossa total solidariedade.
No dia 17 de outubro, os trabalhadores portugueses também sairão às ruas. Estamos a enfrentar as políticas do governo de direita — apoiado pela extrema-direita e pelos liberais — que mantém os salários baixos, promove o emprego precário e ataca a negociação coletiva, o direito à habitação, os serviços públicos e a segurança social. Trata-se de um ataque direto à Constituição da República Portuguesa, que tem origem na Revolução de Abril e garante o progresso e a justiça social.
Num contexto de forte deterioração da situação dos trabalhadores em toda a Europa, e dada a incapacidade do sistema capitalista para resolver os problemas enfrentados pelos trabalhadores e pelo povo, as ações empreendidas pelas nossas organizações para garantir melhores salários, defender os serviços públicos e lutar pela habitação, pela justiça social e pela paz são um sinal de confiança no poder transformador da luta dos trabalhadores.
Manifestamos, mais uma vez, a nossa solidariedade, que terá eco nas manifestações em Portugal no dia 17, e desejamos todo o sucesso à vossa manifestação.