SAM 1340A CGTP-IN lançou ontem, dia 28 de Janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, o livro intitulado Perfeito de Carvalho: um sindicalista da Primeira República (1908-1922), da autoria de Francisco Canais Rocha.

A obra apresentada tem como protagonista Francisco Perfeito de Carvalho (1893-1958). Tipógrafo de profissão, surge na actividade sindical com 15 anos e nela se destacaria como um dos mais notáveis sindicalistas da Primeira República. Autodidacta e personagem multifacetada, Perfeito de Carvalho não foi apenas um distinto sindicalista dos gráficos, mas também uma figura de relevo do jornalismo, da cultura operária e da política neste período (1908-1922).

O autor do livro, Francisco Canais Rocha, celebraria 86 anos neste mês de Janeiro. Foi o primeiro coordenador da CGTP-IN após o 25 de Abril, um activo combatente antifascista, dinamizador da luta sindical, com participação diversificada na vida associativa local, além da sua importante actividade como historiador do movimento operário e sindical.

Na cerimónia de lançamento da obra, perante um auditório quase lotado, intervieram o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, o membro da Comissão Executiva desta confederação responsável pelo departamento de Cultura e Tempos Livres, Fernando Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, a vereadora da Cultura desta edilidade, Elvira Sequeira; e Maria Manuela Canais Rocha, representando a família de Canais Rocha. Paulo Sucena, autor do prefácio, apresentou o livro.

A obra está à venda no Instituto Bento de Jesus Caraça (IBJC), pelos preços de 10,00€, para o MSU, e de 12,00€, para o público em geral.

Contactos: Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar. | 21 323 65 00.