A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN está a promover diversas iniciativas em todo o país no âmbito da SEMANA DA IGUALDADE, entre 6 e 10 de Março, sob o lema: Salários a aumentar | Para a vida mudar | E a igualdade avançar!

Comemoramos hoje, 8 de Março, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA, com manifestações, greves, concentrações, marchas e tribunas públicas, em todo o país, num cenário em que o desemprego das mulheres está a aumentar, o emprego é cada vez mais precário e mal pago.

É tempo da igualdade na lei ser efectivada no trabalho e na vida!

Não há igualdade quando mais de 60% das jovens menores de 25 anos têm vínculos precários, inseguros e mal pagos.

Há que acabar com a discriminação salarial entre mulheres e homens e garantir salário igual para trabalho igual ou de igual valor. 

As mulheres não conseguem conciliar o trabalho com a vida familiar e pessoal quando são já mais de 873 mil a trabalhar por turnos, ao fim-de-semana e à noite. 

São também as mulheres quem mais sofre de doenças profissionais devido aos violentos ritmos de trabalho e aos horários desregulados.

E são as mais atingidas pelo assédio laboral que põe em causa a sua saúde e a estabilidade pessoal e familiar.

O futuro do país passa também pelo aumento da natalidade que é indissociável do emprego estável e de melhores salários. 

Por isso hoje é um dia de luta em que faremos ouvir a nossa voz, as nossas reivindicações, propostas e soluções para combater as desigualdades e as discriminações que continuam a atingir as mulheres trabalhadoras.

 

CIMH/CGTP-IN
Lisboa, 08.03.2023