A Inter-Reformados/CGT-IN reuniu o seu Secretariado Permanente para analisar a actual situação dos reformados e pensionistas decorrente da aprovação do Orçamento de Estado para 2013 e das políticas de direita que o Governo PSD/CDS-PP tem vindo a promover contra a sociedade portuguesa em geral e os reformados em particular.

O Governo cortou nas pensões, nos subsídios de férias e de Natal, nas prestações sociais. Aumentou brutalmente os bens essenciais, água, electricidade, gás e transportes bem como a carga fiscal, não ficando de fora deste ataque as pensões mais baixas.

Agora “encomendou” um estudo a um seu parceiro privilegiado, o FMI, para desencadear mais ataques aos trabalhadores e aos reformados de que se destaca uma redução de 10% em todas as pensões e uma redução de 15%, acima de um limite a definir. Os subsídios de férias e de Natal passariam a ser pagos como bónus, e só em anos de crescimento económico de 3%. Com o argumento da equidade pública/privada preparam-se para um corte brutal de 20% nas pensões da CGA.

Pretendem ainda eliminar o subsídio de morte e aumentar as taxas moderadoras para um terço do seu custo total no SNS (cerca de 50 €).

Este Governo PSD/CDS-PP não está a respeitar o povo português, nem os direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa, com a sua política de direita e insensibilidade social ao serviço do capital financeiro que engorda à custa do nosso empobrecimento.

É neste quadro de insegurança social que a Inter-Reformados/CGTP-IN vai realizar a sua 7ª Conferência Nacional sob o lema “UMA VIDA DE TRABALHO EXIGE REFORMAS DIGNAS E DIREITOS SOCIAIS” nas instalações da União das Associações do Comércio e Serviços, na Rua Castilho, nº 14 em Lisboa, com inicio às 10 horas do dia 18 de Janeiro 2013 e encerramento previsto para as 16,30 horas com intervenção do Secretário-geral da CGTP-IN Arménio Carlos.

Finda a conferência, os delegados e convidados irão em marcha de protesto contra as actuais politicas e Governo PSD/CDS-PP com destino ao Rossio, onde o Secretário-Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, proferirá uma intervenção sobre a situação social actual.

Contamos com a presença dos Órgãos de Comunicação Social para darem eco do debate sobre os direitos e reivindicações dos reformados na sua 7ª Conferência Nacional.

 

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 14.01.2013