"Este Orçamento de Estado não serve os interesses da juventude e dos trabalhadores, não serve os interesses de quem trabalha e de quem quer encontrar trabalho!"

(Intervenção da Interjovem/CGTP-IN):

Boa tarde camaradas,

Saúdo em nome da interjovem todos os jovens trabalhadores que aqui estão, com força e determinação, e que hoje, como ontem e certamente no futuro, fazem parte dos que não desistem, daqueles que são indispensáveis à luta.

Saudamos ainda os muitos jovens trabalhadores que são dirigentes, delegados e activistas sindicais e que nas ultimas semanas estiveram onde mais dói o ataque, nos locais de trabalho, a debater, a construir esta acção de luta. Em distribuições, em plenários, em acções de contacto, mostrando que não há cansaço, que não há medo, e que não há política de direita alguma que nos tire a vontade de lutar e a certeza que vamos mudar o rumo do país.

Camaradas,

Este orçamento do PSD/CDS-PP não serve os interesses da juventude e dos trabalhadores, não serve os interesses de quem trabalha e de quem quer encontrar trabalho. Este orçamento cria mais desemprego e mais precariedade, vai obrigar cada vez mais jovens a viver em casa dos país, vai continuar a destruir as perspetivas de futuro, vai colocar os jovens a viver cada vez com menos dinheiro ao final do mês. Vai promover os horários de trabalho abusivos que nos roubam tempo de lazer e de descanso. Vai destruir o serviço nacional de saúde, vai privatizar sectores estratégicos da economia como a televisão pública e os transportes, vai destruir a cultura e a escola pública. É por este orçamento ser um desgraça  e as politicas deste governo serem um desastre que a juventude exige que o Presidente da República vete este orçamento, e que não deixe este governo continuar a destruir o país e a constituição que ele jurou cumprir e fazer cumprir.

É tempo de pôr fim a esta política. Esta política que a Troika de lá (BCE/UE/FMI) manda e a troika de lá (PS/PSD/CDS-PP) obedece, esta política que empobrece os jovens trabalhadores, que os obriga a emigrar, que destrói o país.

É tempo de pôr fim a uma política ao serviço dos patrões, uma política que os patrões têm esfregado as mãos, para poderem pagar as horas extraordinárias a um valor cada vez mais baixo, para poderem despedir por tudo e nada, para poderem pagar salários de cada vez mais miséria, enquanto enchem os bolsos com o nosso trabalho.

A greve geral de 14 de Novembro provou que os jovens trabalhadores estão fartos desta política e deste governo, a adesão e a força dos jovens trabalhadores nesta greve mostra que estamos disponíveis para lutar por um Portugal com futuro.

A luta que os jovens têm assumido cada vez mais como suas nos locais de trabalho têm trazido resultados, a vitória dos trabalhadores da Sagres que este ano conquistaram o aumento salárial de 30€ mostra que a luta pode trazer melhores salários, e que por isso vale sempre a pena lutar. A vitória dos trabalhadores do call-center da Tempo-team a prestar serviço para a EDP ao conquistarem a manuteção dos seus postos de trabalho, prova que a luta no local de trabalho é a única que destrói a precariedade e conquista a estabilidade.

As lutas trazem resultados, é reforçando a luta, é trazendo mais gente para a luta que conquistaremos novas vitórias, que teremos melhores condições de trabalho.

Camaradas,

são cada vez mais os jovens que se sindicalizam. São cada vez mais os jovens, ao contrário do que querem fazer crer, que encontram neste movimento sindical de massas e de classe, nesta CGTP-IN o seu lugar, e assumem responsabilidades e tarefas. É tarefa de cada um de nós, sindicalizado nos sindicatos da CGTP-IN trazer mais jovens, mostrares-lhes que é aqui que devem estar. É tarefa de cada um de nós que aqui está hoje dizer ao seu colega que ainda não está sindicalizado: Exige os teus direitos, reforça a luta, e faz parte do maior movimento social do país, aquele que sempre esteve na luta, aquele que nunca virou a cara às dificuldades. Sindicaliza-te nos sindicatos da CGTP-IN.

Camaradas, dia 2 de Fevereiro a interjovem terá a sua 7ª conferência Nacional com o lema “mais organização, mais luta, mais sindicato. Queremos Trabalho, exigimos direitos”. Com mais organização sindical, com mais jovens delegados e dirigentes sindicais eleitos, com mais jovens trabalhadores sindicalizados, teremos mais luta pelos nossos direitos, teremos mais vitórias. No dia 2 de fevereiro no Porto, os jovens trabalhadores vão debater o seu presente e o seu futuro, construir as suas linhas de acção, e a interjovem sairá mais forte com a força de todos os sindicatos para reforçar a lutar e conquistar um Portugal com futuro.

Viva a luta dos jovens trabalhadores

Viva a Interjovem

Viva a 7ª conferência nacional da Interjovem-CGTP-in