Moção de apoio ao dia 27 de Março, aprovada na Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude.
"As Organizações juvenis presentes nesta Assembleia apoiam esta Acção, apelando aos jovens trabalhadores portugueses que continuem a luta pela defesa de direitos fundamentais, como é o direito ao trabalho estável e com direitos, garantia da autonomia e do desenvolvimento das nossas aspirações e projectos."

Moção proposta pela Interjovem/CGTP-IN:
Dia Nacional da Juventude – Queremos trabalho com direitos!

Os jovens do nosso país confrontam-se, hoje, com um desemprego que nos faz viver pior e empobrececer a olhos vistos, que ultrapassa já os 40% entre os jovens até 35 anos, com o trabalho precário e sem condições, onde a nossa experiência e capacidade não é valorizada.

Confrontamo-nos com o maior retrocesso social desde a Revolução de Abril.

A aplicação de muitas medidas anunciadas pelo Memorando de Entendimento aumentou a exploração dos mais jovens que, dentro dos locais de trabalho, se confrontam com o ataque a direitos fundamentais. Mais de 65 mil jovens foram forçados a emigrar, mais de metade dos jovens do nosso país vivem em casa dos pais porque não recebem o suficiente para pagar as despesas mais básicas. Mais de 60% não recebem qualquer prestação social, sem trabalho, nem qualquer tipo de rendimento, numa situação de dependência, muitas vezes com os familiares no desemprego e na mesma situação. Num país onde milhares de jovens têm demonstrado, tanto em combativas acções de rua, como nos locais onde trabalham, que temos de mudar de rumo, exigindo o fim de medidas que nos empobrecem e travam o crescimento do país, não podemos deixar, como organizações comprometidas com os direitos dos jovens portugueses, de apoiar a Manifestação do dia 27 de Março, sob o lema: "Queremos Trabalho! Exigimos Direitos! Na rua para os pôr na rua!".

O Dia Nacional da Juventude tem uma história que vem dos tempos em que, no nosso pais, sob uma terrível ditadura fascista, os jovens resistiam, realizando diversas acções que eram, em muitos casos reprimidas. Foi o que aconteceu quando, no dia 28 de Março de 1947, num acampamento organizado pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil) em Bela Mandil (Algarve), as forças repressivas da ditadura fascista investiram com violência e prisões contra a exigência de liberdade e democracia para Portugal pelas centenas de jovens presentes.

Esta Acção, realizada no dia anterior ao 28 de Março, pretende ser, para além de uma Comemoração que demonstre a capacidade dos jovens construirem uma sociedade onde os seus direitos sejam respeitados, uma denúncia da situação em que vivem milhares de jovens no nosso país.

Lisboa - 16 de Março de 2013