Num momento em que o país é de novo fustigado pelos incêndios, a CGTP-IN manifesta o seu pesar pela perda de vidas humanas, lamentando ainda a destruição provocada no território, em infra-estruturas e habitações.

Impõe-se que, perante tamanha tragédia, sejam garantidos todos os meios para o reforço ao combate aos incêndios e a salvaguarda das populações.
Num quadro em que persiste e se intensifica o abandono do território, com uma crescente desertificação e o desinvestimento na prevenção e limpeza, urge que se tome medidas para uma verdadeira prevenção dos incêndios.

A CGTP-IN manifesta a sua solidariedade para com as populações afectadas, bem como com os bombeiros, profissionais da protecção civil, serviços de emergência médica e serviços de saúde, forças de segurança, trabalhadores autárquicos, voluntários e muitos outros populares que arriscam a sua vida neste terrível combate.

Para que situações como a que actualmente nos deparamos não voltem a assumir estas dimensões, urge promover uma política que garanta a coesão territorial, mas também a coesão social, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, desde logo dos bombeiros e todos os profissionais envolvidos no combate aos incêndios.

DIF/CGTP-IN