20060407protocolo_165As Centrais Sindicais de Portugal, CGTP-IN e Britânica, TUC, assinaram, ontem, 6 de Abril, na sede da primeira, um PROTOCOLO de Cooperação no sentido do enquadramento e de defesa sindicais dos trabalhadores migrantes, quer no Reino Unido, quer em Portugal.

 

Comunicado de imprensa n.º 024/07

TUC – CGTP-IN
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO SOBRE OS TRABALHADORES MIGRANTES

As Centrais Sindicais de Portugal, CGTP-IN e Britânica, TUC, assinaram, ontem, 6 de Abril, na sede da primeira, um Protocolo de Cooperação no sentido do enquadramento e de defesa sindicais dos trabalhadores migrantes, quer no Reino Unido, quer em Portugal.

Assistiram ao acto o Senhor Secretário de Estado das Comunidades, António Braga, John Buck, Embaixador Britânico, bem como Sean Banford do Departamento Internacional da Central Britânica e os dirigentes da CGTP-IN Florival Lança, Carlos Trindade e Deolinda Machado.

O crescente aumento de força de trabalho portuguesa no Reino Unido, dividida em sectores diversos como a hotelaria, a restauração, a saúde, a agricultura e indústria de alimentação, entre outros, justifica, da parte das centrais sindicais uma particular atenção.

Acreditam as centrais que trabalhadores sem direitos, precários e sem organização sindical são vulneráveis, com prejuízo para si e para os outros trabalhadores, e que a resposta deve ser encontrada junto da organização sindical, designadamente da Britânica, neste caso.

O Protocolo agora assinado é válido por 2 anos e traduz-se em trabalhos de informação e formação, na produção de materiais sobre legislação inglesa e sobre as vantagens da adesão nos sindicatos.

Lisboa, 2006-04-07

DIF/CGTP-IN