A Revolução de 25 de Abril de 1974 é um dos momentos mais altos da História de Portugal, a concretização da vontade colectiva de pôr fim aos 48 anos da ditadura fascista e à guerra colonial, acabar com o atraso em que o País se encontrava, erradicar as gritantes injustiças e desigualdades sociais, construir um regime de liberdade e democracia para a emancipação social e política dos trabalhadores e do povo e afirmar a soberania e a independência nacionais.

A CGTP-IN - a maior organização social do País -, quando se aproxima a comemoração do 50º. aniversário da Revolução dos Cravos, lembra a importância da vitória alcançada em 1974 sobre o regime fascista e as grandes lutas travadas para o conseguir.  »Vídeo«

*****
No programa das comemorações que a CGTP-IN leva a cabo foram e serão editados vários materiais e realizadas iniciativas com o objectivo de comemorar os 50 anos de Abril nos locais de trabalho com os trabalhadores, mas também com outras camadas da população, articulando a exigência de cumprimento dos direitos e valores conquistados com a Revolução com a luta, em desenvolvimento, em defesa das propostas e reivindicações para garantir a melhoria das condições de vida e de trabalho e o desenvolvimento do país.

PROGRAMA: ABRIL – PRESENTE E FUTURO – COM A FORÇA DOS TRABALHADORES!

De Abril de 2023 ao final de 2026 promoveremos, entre outras, as seguintes iniciativas:

•    Exposição alusiva aos 50 anos de Abril com a divulgação e valorização das conquistas e dos direitos alcançados, a sua actualidade e a importância da exigência do seu cumprimento, a exibir em todo o país, com início em Lisboa, com tribunas públicas, debates e outras iniciativas

•    Iniciativa “Os jovens e os 50 anos de Abril”

•    Concurso de fotografia com o tema “Abril presente e futuro, com a força dos trabalhadores”

•    Ciclo de conversas sobre o 25 de Abril

•    Jovens trabalhadores pintam em todo o país murais sobre os 50 anos de Abril

•    Edição de cartaz, folhetos, vídeos e outros materiais digitais

•   Realização de 3 debates sobre o 25 de Abril e a defesa e concretização dos direitos e do projecto de sociedade consagrados na Constituição da República Portuguesa, com datas e temas específicos a definir

•   Realização em 2026 de uma iniciativa nacional sobre os 50 anos da CRP

•   Dinamização em cada sector e região planos próprios das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e dos 50 anos da CRP, em articulação com este plano geral

•   A consideração do desenvolvimento da acção reivindicativa, do reforço da organização de base, da acção sindical integrada, duma forte iniciativa geral, em cada sector e região, de intervenção nas empresas e locais de trabalho como aspecto essencial da comemoração do 50º aniversário do 25 de Abril, assumindo os seus valores como instrumento de luta presente e futura, com a força dos trabalhadores, para a defesa dos seus interesses de classe, a melhoria das suas condições de vida e de trabalho, contra a exploração, por um país desenvolvido e soberano, por uma sociedade sem exploradores nem explorados.

A fundação da Intersindical em 1 de Outubro de 1970 é o corolário lógico da luta desenvolvida em tão difíceis condições e um passo decisivo para o reforço da unidade e da organização dos trabalhadores em sindicatos de classe.

A vida já demonstrou que os trabalhadores, em unidade, reforçando as suas estruturas representativas de classe com mais sindicalização e dirigentes, delegados e activistas sindicais empenhados e determinados na causa dos trabalhadores, com mais esclarecimento, mobilização e luta organizada, têm nas suas mãos a força para defender e conquistar direitos, fazendo das injustiças, tão profundas e inaceitáveis de que são vítimas no seu dia-a-dia, a determinação necessária para o combate por um País mais justo, democrático e solidário, por uma política alternativa de esquerda e soberana.