A Actividade 4 tem por objectivos dotar as instalações das antigas oficinas da fábrica de cortiça da Mundet, sitas no Seixal, das condições necessárias ao acolhimento do Espaço Memória — Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN; prosseguir o tratamento e a disponibilização dos seus fundos arquivísticos e bibliográficos; divulgar o trabalho realizado.
Contempla quatro frentes de acção: mudança de instalações; tratamento de fundos documentais arquivísticos; tratamento de fundos bibliográficos; publicação do boletim CGTP Cultura.
1. Mudança de instalações
Consistiu na transferência para o Espaço Memória dos acervos documentais que a CGTP-IN armazenava em instalações sitas no Casal do Marco, Seixal. Implicou a identificação da documentação e sua arrumação em unidades de instalação apropriadas, preparando-a para ser transportada em condições adequadas. No destino, foi alvo de desinfestação com recurso ao método da anoxia e rearrumada em estante. Estas tarefas estiveram a cargo de uma empresa especializada.
Antecipando a transferência, instalou-se nas salas reservadas a depósitos sistemas anti-incêndio e AVAC, para garantir a segurança, controlar a temperatura e a humidade relativa e a qualidade do ar.
Seguiu-se a aquisição de estantes compactas e a sua instalação nestas áreas.
Com a documentação rearrumada, procede-se à redefinição de cotas e à revisão de descrições documentais.
Preparação da documentação para transporte. © CGTP-IN/FC |
Preparação do acervo museológico para transporte. © CGTP-IN/FC |
Documentação em processo de desinfestação na bolha de anoxia. © CGTP-IN/FC |
Acervo museológico em processo de desinfestação na bolha de anoxia. © CGTP-IN/MD |
Perspectiva das estantes compactas instaladas no depósito 1. © CGTP-IN/FC |
|
|
Documentação arrumada nas estantes compactas instaladas no Espaço Memória. |
Colecções sonora e audiovisual, com o pormenor do sistema anti-incêndio, no canto superior esquerdo. © CGTP-IN/FC. |
2. Tratamento dos fundos documentais arquivísticos
A CGTP-IN custodia um conjunto de colecções e fundos documentais que lhe foram doados desde 2008 e que aguardam tratamento arquivístico.
Nesta Actividade, o objectivo é prosseguir a inventariação, descrição e preservação destes fundos, tornando-os pesquisáveis online e consultáveis.
Destacamos a colecção José Gomes e Maria Alice Almeida e o fundo do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Comércio de Carnes do Sul, ambos ainda em tratamento.
3. Tratamento dos fundos documentais bibliográficos
Esta tarefa consiste na catalogação das colecções de autocolantes, postais e calendários da CGTP-IN e dos vários fundos que custodia, bem como de registos bibliográficos de outros fundos documentais doados a esta confederação, e a sua disponibilização para pesquisa online.
Os recursos que já se encontram catalogados podem ser pesquisados no site do Centro de Arquivo e Documentação:
4. Boletim CGTP Cultura
A publicação do boletim ocorrerá em Fevereiro de 2025.
Nele se dará nota das iniciativas e tarefas constantes desta Actividade.
Em formato electrónico e em papel, será divulgado, em especial, na estrutura sindical e na rede de subscritores da newsletter do CAD. A versão electrónica do boletim será publicada no sítio web do CAD (https://cad.cgtp.pt/), tal como tem vindo a acontecer com os números anteriores.