MarchaEMEF 031220142Perante os novos problemas que se colocam para a EMEF e seus trabalhadores, realizar-se-á, no próximo dia 15 de Setembro, com inicio às 10,15h, na Praça de Londres, em Lisboa, um plenário nacional de trabalhadores da empresa, onde será aprovada uma resolução que será entregue nos Ministérios do Trabalho e do Planeamento.A EMEF foi constituída sustentada no seguinte argumento: "Ser uma empresa estratégica para a CP, permitindo-se com a sua constituição, o alargamento a outros mercados", mas ao longo do tempo, temos vindo a assistir à diminuição do seu papel estratégico, com a substituição por empresas privadas, sendo o exemplo mais recente a renovação dos Alfas, em que a intervenção da EMEF é inferior aos 50%.

O recente acórdão do Tribunal de Contas, introduziu um novo elemento, que coloca a exigência de intervenção e clarificação por parte do governo, para garantir que a EMEF continue a ser uma estratégica para a CP.

Desde o inicio que a posição sindical foi de que a EMEF deve ser integrada na CP e, as questões levantadas pelo TC deixavam se existir. Esta reivindicação tem agora mais razão se ser.