Foi assinado um acordo que garante as 35 horas de trabalho semanais, a partir do dia 1 de Abril, para todos os trabalhadores Gebalis, empresa encarregue da gestão do arrendamento da habitação municipal em Lisboa.
Esta deliberação da passagem para as 35 horas decorre das negociações do Acordo de Empresa entre os sindicatos (STAL/STML ) e a administração. Estando todo o clausulado relativo ao horários de trabalho já fechado, acordou-se avançar no imediato para a implementação das 35 horas, sem qualquer tipo de contrapartidas, como bancos de horas ou adaptabilidade de horários.
Testes trabalhadores vêm, finalmente, o seu horário de trabalho igualado ao da Administração Pública e ao da Câmara Municipal de Lisboa, em particular.
A maior parte do clausulado da proposta de Acordo de Empresa já se encontra terminado. Contudo, continua ainda em negociação a tabela salarial, as formas de progressão e as respetivas normas de transição.
As progressões salariais continuam congeladas pela Lei do OE2017. Com esta limitação, no imediato, os trabalhadores não terão a merecida valorização salarial, mas poderão ver garantidas para o futuro essa possibilidade de facto, através do direito à Contratação Coletiva que consubstancia a celebração do AE.
Após a conclusão formal do processo de negociação, ambos os sindicatos procederão impreterivelmente à apresentação e discussão do AE com os trabalhadores, a quem cabe a última palavra sobre a assinatura deste importante instrumento de contratação coletiva.
FONTE: STML