Os trabalhadores da TST – Transportes Sul do Tejo irão parar a actividade na próxima terça-feira, 22 de Setembro, enquanto durar o plenário que irão realizar, às 10:00 horas, para debater o processo de negociação colectiva e o concurso de concessão rodoviária, actualmente detida pela TST, que está a decorrer.
Informação da FECTRANS:
TST: Plenário/paralisação dia 22 de Setembro
No dia 22 de Setembro, pelas 10 horas na estação do Laranjeiro, os trabalhadores da TST/ARRIVA reunirão em plenário, com recurso à paralisação da actividade desde o início do período de trabalho.
Os objectivos desta reunião serão o da discussão com os trabalhadores as questões centrais que hoje se colocam, nomeadamente o processo de negociação colectivo e o concurso de concessão que está em curso.
Relativamente à negociação colectiva, o administrador do grupo ARRIVA em declarações nos finais do ano passado, defendeu publicamente a necessidade de um aumento significativo dos salários no sector rodoviário de passageiros, mas depois da negociação concreta, tem argumentado com as dificuldades do costume e os trabalhadores continuam com salários baixos.
Quanto ao concurso de concessão em curso na AML – Área Municipal de Lisboa, sabe-se que a TST/ARRIVA apenas concorreu a um lote, que perspectiva, caso ganhe, uma redução geográfica da actividade da empresa que, naturalmente, lança interrogações relativamente ao futuro dos trabalhadores.