O CESP vai apresentar ETCP, empresa de distribuição de equipamento e material de telecomunicações, uma proposta de aumento salarial para todos os trabalhadores, com o enquadramento salarial de acordo com a antiguidade, e atendendo aos grupos profissionais existentes no sentido da valorização das carreiras e profissões dos trabalhadores.
Folha Sindical do CESP para os trabalhadores da ETCP:
Reunião com a Empresa ETCP
No dia 04 de Agosto de 2020 os representantes do Cesp reuniram com os representantes da empresa para discutir os seguintes assuntos:
Aumentos Salariais:
Há uma clara estagnação salarial e uma efectiva desvalorização dos trabalhadores com mais anos de trabalho.
O que não contribui para o devido estímulo e incentivo profissional de quem, com brio e abnegação, todos os dias, dá o seu esforço e conhecimento para servir bem o cliente MEO e Altice e prestigiar a empresa.
O CESP vai apresentar à Direcção da empresa uma proposta de aumento salarial para todos os trabalhadores, com o enquadramento salarial de acordo com a antiguidade, e atendendo aos grupos profissionais existentes no sentido da valorização das carreiras e profissões dos trabalhadores.
Plano de Contingência:
Os representantes do CESP acordaram com os representantes do armazém, o envio de propostas com medidas de contingência, no quadro da pandemia.
Medidas já adoptadas:
Implementação obrigatória do uso de máscara, sendo que foi proposto pelo CESP a atribuição de 2 máscaras por trabalhador;
Separação do armazém para melhor poder aplicar a distância física entre os trabalhadores;
A higienização e limpeza das casas de banho é uma responsabilidade da MEO, estão a resolver a situação.
Horários de Trabalho:
O CESP informou que na gestão diária dos horários dos trabalhadores, devem ser utilizados critérios que respeitem os direitos dos trabalhadores, em especial, a conciliação entre a vida laboral e familiar.
Em relação às alterações dos horários de trabalho e mudanças sem aviso prévio, foi justificado com a situação pandémica, admitem ter havido alguma situação pontual, que irão analisar.
Quinta-feira da Espiga:
Para a ETCP, o feriado municipal será sempre gozado no dia 13 de Junho, excepto nos anos em que o mesmo calhar a um Sábado ou Domingo, como foi o caso em 2020.
Nesses anos pode ser gozado noutro dia que seja conveniente para o serviço e para o trabalhador, preferencialmente nos 90 dias seguintes.
O CESP informou que os trabalhadores têm o direito de serem informados com a devida antecedência sobre factores susceptíveis de alterar a sua vida laboral.
Terça-feira de Carnaval:
Os trabalhadores que trabalharam na terça–feira de Carnaval têm direito à retribuição correspondente ao trabalho em dia de feriado.
Pagamento feriado:
O trabalho prestado em feriado será pago com acréscimo de 100% sobre a remuneração base do trabalhador, como foi prática na empresa DHL Supply Chain antes da transmissão para a empresa ETCP Supply Chain.
Férias:
Ficou confirmado que os trabalhadores das agências de trabalho temporário a prestar serviço no armazém têm o direito ao gozo de ferias e já estão a gozá-las.
Há trabalhadores que já gozaram férias antecipadas.
Máquina de Vending:
A máquina de vending (comida) não é da responsabilidade da ETCP, mas vão verificar a possibilidade de coloca-la na fracção 4.