Os trabalhadores da fábrica da Aptiv, em Braga, estão em protesto, hoje, a partir das 13:30 horas, no exterior das instalações da empresa. Com quatro meses de lay-off, com discriminações geracionais de direitos e sem verem os seus salários devidamente valorizados, os trabalhadores decidiram encetar a luta.
Nota de Imprensa do SITE-NORTE de 29 de Outubro de 2020
Trabalhadores da Aptiv em Braga voltam à luta
Os trabalhadores da fábrica da Aptiv, em Braga, estarão em protesto no dia 30 de Outubro, a partir das 13h30, no exterior das instalações da empresa, Av Cidade do Porto e Rua Max Grundig.
A decisão foi tomada em plenários, no passado dia 23 de Setembro, motivada pela falta de resposta da empresa às reivindicações dos trabalhadores.
Com quatro meses de lay-off, com discriminações geracionais de direitos e sem verem os seus salários devidamente valorizados, os trabalhadores decidiram encetar a luta, entre outras matérias, por um aumento salarial de 90 euros, pela atribuição do prémio de antiguidade a todos os trabalhadores e aplicação de uma quinta diuturnidade, retirado aos trabalhadores a partir de 2013, pela redução das carreiras profissionais de operador especializado e de logística, que é hoje de 9 anos e 6 meses completamente desadequada da realidade actual, pela redução gradual do horário de trabalho, com o objectivo de atingir a curto prazo as 35 horas semanais, entre outras matérias.
Não é a primeira vez que os trabalhadores saem à rua por esses objectivos que acumulam agora, com a desrespeitosa e antidemocrática postura da empresa de chantagem e ameaça caso os trabalhadores façam greve, em vez de responder aos trabalhadores, aos seus anseios e justas reivindicações.