Os trabalhadores do Grupo ITX (Inditex) vão concentrar-se em plenário de trabalhadores às 11 horas à porta da sede da empresa na Av. Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, para exigir o aumento significativo do salário, tendo em conta os lucros milionários da empresa e o cumprimento de todos os CCT’s , e o pagamento de 7,50€ de subsídio de alimentação igual para todos os trabalhadores.

Durante o ano de 2021, a ITX teve um lucro de 3.243 milhões de euros. Um aumento de 193% face ao ano anterior.

Em Portugal, com a perspectiva do aumento do salário mínimo nacional já em Janeiro de 2023 para os 760€, é exigência dos trabalhadores que o mesmo aumento seja aplicado nos seus salários. Nos últimos anos, os trabalhadores não viram os seus salários revistos na mesma proporção do SMN, perdendo assim poder de compra numa clara desvalorização dos salários e das carreiras profissionais de todos os trabalhadores da ITX.

Os trabalhadores exigem uma justa distribuição da riqueza criada, num ano em que as vendas e os lucros dispararam e a inflação está a subir vertiginosamente.

Acresce ainda as sucessivas pressões para que os trabalhadores aceitem reduzir a carga horária com uma consequente e gravosa redução do seu salário.

Exigimos a valorização das carreiras, aumento dos salários e fim da discriminação.

Fonte: CESP