Os trabalhadores da VW Autoeuropa devem manter-se unidos e determinados, na luta pelas suas reivindicações, e manifestar o seu descontentamento e repúdio para com a postura prepotente da administração, apela o SITE Sul, num comunicado após uma reunião de ORT e na perspectiva da participação nos plenários agendados para dias 8 e 9.

Na reunião de dia 2, com a Comissão de Trabalhadores e outras organizações representativas, a Comissão Sindical do SITE Sul reafirmou que, como tem defendido desde Julho, a administração tem todas as condições para efectuar um aumento extraordinário dos salários, este ano (2022), e rever o aumento salarial acordado para 2023, de dois por cento, com o mínimo de 30 euros - o qual, como o sindicato afirmou e a vida demonstrou, é claramente insuficiente para fazer face ao aumento do custo de vida.

Este ano, mais uma vez, a empresa deverá atingir resultados históricos, com uma produção de cerca de 240 mil carros, fruto do esforço e empenho dos trabalhadores. Também não pode ser esquecido o forte contributo que estes deram para os lucros alcançados pelo Grupo VW nos primeiros nove meses do ano (mais de 12 500 milhões de euros).

O SITE Sul transmitiu à CT a sua disponibilidade para convergir na acção, nomeadamente na discussão e convocação de formas de luta decididas pelos trabalhadores, a encetar caso a Administração mantenha a sua intransigência e posição de desrespeito por quem trabalha.

Os plenários agendados para dias 8 e 9 devem servir para ouvir os trabalhadores e com eles discutir e decidir medidas a tomar para alcançar o aumento extraordinário do salário, de forma a recuperar o poder de compra perdido, defende a Comissão Sindical.

Parque industrial

O SITE Sul está a avaliar com os seus representantes a convocação de um plenário geral de trabalhadores de todas as empresas do parque industrial. Os problemas dos trabalhadores e a situação das empresas são semelhantes, pelo que é justo exigir aumentos salariais em todas as empresas, como na VW Autoeuropa.

Fonte: Fiequimetal