Ministério das Finanças exclui trabalhadores da Silopor do despacho orientador para os aumentos salariais em 2023.

Trabalhadores reúnem em plenário frente ao Ministério das Finanças no dia 10 de Fevereiro

Amanhã, 10 de Fevereiro de 2023, entre as 14h30 e as 16h, os trabalhadores da Silopor estarão reunidos em plenário junto ao Ministério das Finanças.

Este plenário de trabalhadores contará com a presença da Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

No dia 16 de Dezembro de 2022, o país acordava com a noticia de que “As empresas públicas têm de aumentar massa salarial em 5,1% em 2023”. Nesse dia o Sr. Ministro das Finanças esteve presente a toda a hora nos órgãos de comunicação social para afirmar que todos teriam aumento e que as empresas do sector empresarial do estado já tinham recebido despacho orientador e teriam de “dialogar” com os sindicatos para alcançar acordos de revisão dos IRCT’s.

O que o Sr. Ministro das Finanças não disse foi que o referido despacho excluiu os trabalhadores de uma empresa, a Silopor, detida a 100% pelo Estado.

Na Silopor o Acordo de Empresa não é revisto desde 2009. Em 2022, os salários foram aumentados em 0,9% por acto gestionário.

Neste período o SMN subiu 310 euros.

A inflação acumulada, neste período é superior a 22%.

Os Salários da Tabela Salarial, neste período, subiram 0,9%.

E o Ministério das Finanças, sem qualquer motivo, exclui estes trabalhadores do despacho orientador para aumentos salariais.

Os trabalhadores da Silopor e o CESP exigem a imediata revisão do despacho orientador e a negociação da revisão do Acordo de Empresa, com aumentos salariais para todos os trabalhadores.

 

Fonte: CESP