ENFERMEIROS EM GREVE | 20 FEV
CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA
GREVE + CONCENTRAÇÃO
(10h às 13h em frente aos hospitais CHUC)

Exigimos negociar orientações claras que resolvam em definitivo todos os problemas identificados. Contra a discriminação, lutar pela resolução das injustiças.

Decorrente da publicação em diploma legal da atribuição de pontos para efeitos de valorização e progressão salarial dos enfermeiros, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a concretizar erroneamente a sua legal aplicação.

Deste modo, os Enfermeiros do CHUC continuam a exigir:

· PAGAMENTO DOS RETROATIVOS A 2018.

· RESOLUÇÃO DE TODAS AS SITUAÇÕES QUE PROVOCAM INJUSTIÇAS RELATIVAS:

1. Contagem de pontos a todos os enfermeiros promovidos às categorias

especialista e chefe entre 2004 e 2011;

2. Contabilização de pontos a todos os vínculos precários;

3. Contabilização de pontos por ano civil;

4. Contagem de pontos a todos os enfermeiros responsáveis pela Formação em Serviço entre 2004 e 2009.

A contabilização de pontos determina a aquisição do direito a progredir com 10 pontos. A aquisição desse direito implica a progressão na carreira e consequente valorização salarial. Estamos fartos que poupem dinheiro à nossa custa!

Recordamos que em 9 de dezembro de 2022, em resultado de uma ação intentada pelo SEP contra o CHUC, o tribunal proferiu uma sentença que vem ao encontro daquilo que defendemos.

O Ministério da Saúde continua a não resolver as várias situações de inversão de posicionamento relativo entre os enfermeiros e, após já termos reunido com o CHUC, constatamos que existem interpretações erróneas do diploma.

Fonte: SEP