ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO INATEL CONTINUA A APOSTAR NOS BAIXOS SALÁRIOS E NA PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

No final de Março/2023, a FESAHT/Sindicatos tiveram a 3ª reunião de negociação da revisão do Acordo de Empresa da Fundação INATEL, com a Administração, para a negociação da Nesta reunião, a Administração fundamentou a sua proposta de uma nova tabela salarial, que não é mais que o prolongar a continuação dos baixos salários existente na empresa, a manutenção da precariedade e a não criação de condições de trabalho, uma vez que os trabalhadores começariam de novo, o início da sua carreira.

Posteriormente, a Administração fez chegar uma informação aos trabalhadores onde comunica que irá actualizar, unilateralmente, os salários base em 2,3%, corresponde a um aumento de cerca 58 cêntimos diários.

Esta decisão é de total insensibilidade, em relação a todo o esforço feito pelos trabalhadores e seu contributo para os bons resultados nos últimos anos, ao invés de valorizar os rendimentos dos trabalhadores, dignificar a profissão e melhoria das condições de trabalho na empresa, optapelos bai xos salários.

A inflação no ano de 2022 foi de 7,8%, a previsão para 2023 é de 5,5%, mas o aumento dos salários na Fundação INATEL, na soma dos dois anos, não chegou aos 5%.

Acresce, em 2022, 1 em cada 4 trabalhadores da Fundação INATEL, recebem o SalárioMínimo Nacional, havendo inclusivamente trabalhadores, que possuem mais de 20 anos de antiguidade e recebem o SMN.

A Administração justifica e aproveita os conflitos internacionais e a situação económica, para continuar a explorar a mão-de-obra, não sendo coincidente, o acréscimo de trabalhadores, que voluntariamente pedem a demissão da empresa, justificando as más condições de trabalho, osbaixos salários e desrespeito pela profissão por parte da empresa.

Os sindicatos estão a realizar reuniões de trabalhadores nos locais de trabalho para discutir ncom os trabalhadores formas de luta que obrigue a empresa a valorizar os salários sem perdas de direitos.

Fonte: FESAHT