Ritmos de trabalho motivam plenários na AutoeuropaA Comissão Sindical do SITE Sul na Volkswagen Autoeuropa decidiu marcar plenários de trabalhadores para discutir a grave situação nas linhas de produção.

Perante a ausência de respostas da administração aos problemas dos trabalhadores, e cumprindo o que fora anunciado nos últimos plenários, em Dezembro, a Comissão Sindical convocou para os trabalhadores para se reunirem nos dias 25 e 26 (quinta e sexta-feira). Nos plenários vai-se discutir no colectivo medidas a tomar e exigir acção da administração.

Num comunicado, hoje distribuído na empresa, a Comissão Sindical lembra que, há muito, tem alertado para problemas nas linhas de produção.

Os ritmos intensos, as elevadas cargas de trabalho, a falta de pessoal nas linhas e os «mixes» penosos (praticados quando faltam componentes) são factores que contribuem ainda mais para a degradação da saúde dos trabalhadores e o aumento do já elevado número de casos de doenças profissionais.

Em Julho de 2022, foi entregue à administração um abaixo-assinado com cerca de duas mil assinaturas, a exigir medidas para travar o agravamento da degradação das condições de trabalho.

No entanto, além de não terem sido tomadas as medidas exigidas e necessárias, o que tem sido feito é exatamente contrário, agravando-se as condições de trabalho nas linhas de produção, traduzindo-se apenas no aumento da exploração dos trabalhadores, com consequências negativas na sua saúde.

As medidas anunciadas pela administração são consideradas insuficientes e não resolvem os problemas.

Fonte: Fiequimetal