Por melhores salários avançam greves nos próximos diasCom a actualização dos salários como principal exigência comum, vão estar em greve os trabalhadores da Funfrap (dias 13 e 14), da Lauak (dia 14), da Browning Viana (dia 17) e da Sovena Oilseeds (a partir de dia 19). Para dia 14, no Porto, está marcado um protesto dos trabalhadores das lojas EDP.

Os trabalhadores da Funfrap (Grupo Tupy), em Cacia, organizados no SITE Centro-Norte, decidiram avançar com nova greve, de quatro horas por turno, nos dias 13 e 14 de Julho, para fazerem ouvir as suas reivindicações de um justo aumento salarial e melhoria das condições laborais e profissionais. Nos dias 21 e 23 de Junho fizeram greve, com uma grande adesão, mas continua a não haver avanços concretos da parte patronal nas negociações.
Em ambos os dias, os trabalhadores vão concentrar-se em piquete, à porta da fábrica (Parque Industrial Bluebiz, Estrada do Vale da Rosa).

O SITE Sul convocou greve na Lauak Portugal, para dia 14 , durante as últimas quatro horas de cada horário de trabalho. Os trabalhadores e o sindicato exigem: resolução urgente de problemas já identificados em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho; reposição do valor correspondente ao subsídio de turno no pagamento do subsídio de férias em atraso; aumento dos salários e do subsídio de alimentação.
Realiza-se uma concentração, durante a paralisação de trabalhadores do turno manha e do horário geral, à entrada da empresa, em Setúbal.

Um pré-aviso de greve foi enviado pelo SITE Norte à administração da Browning Viana, convocando paralisações de uma hora por turno para dia 17, para dar força às reivindicações de aumento de salários, fim da discriminação e das perseguições a trabalhadores, melhores condições de trabalho.

Os trabalhadores da Sovena Oilseeds (Almada), organizados no SITE Sul podem entrar em greve a partir de dia 19, até ao final do ano, pelo aumento real dos salários e por efectiva negociação das demais matérias do Caderno Reivindicativo.

Uma concentração de trabalhadores das lojas da EDP está marcada para dia 14, às 10h30, em frente às instalações da empresa, na Rua Ofélia Diogo Costa, no Porto.

Fonte: FIEQUIMETAL