Carta aberta aos Grupos Parlamentares

"Pela Dignidade do Serviço Público de Saúde"

CONCENTRAÇÃO

29 MAIO - 11 horas

[na rotunda da entrada principal do Hospital de Viseu]

A União dos Sindicatos de Viseu / CGTP-IN, através dos seus sindicatos que representam os trabalhadores da saúde, nomeadamente, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro e ainda o Movimento de Utentes do Serviços Públicos de Saúde. Através da Comissão de Utentes de Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu, reafirmam a importância do Serviço Nacional de Saúde para as populações, como instrumento justo e igual na resolução de muitos dos seus problemas.

Tendo surgido no rescaldo da revolução de abril, dispôs-se como rede pública prestadora de cuidados de saúde, com o intuito de prestar, de acesso gratuito e universal, os cuidados globais de saúde a toda a população, conseguindo reduzir substancialmente a taxa de mortalidade infantil e materna, aumentar a esperança de vida e sua qualidade e, pelo sucesso das campanhas de vacinação, diminuir o impacto das doenças transmissíveis.

Hoje o serviço nacional de saúde depara-se com desafios ainda mais exigentes. A prestação de cuidados de saúde tem de dar resposta, de forma insubstituível, a problemas de saúde emergentes, que decorrem das alterações sociais, económicas e climáticas. Tomemos como exemplo o crescente envelhecimento da população, o aumento dos ritmos de trabalhos, a desregulação dos horários de trabalho, o aumento do conhecimento científico, o surgimento de novas e complexas patologias, o aumento da incapacidade e da patologia mental.

Isto significa que um depauperado SNS tem de encontrar permanentemente novas respostas aos problemas, no desiderato da melhoria da qualidade e da redução das desigualdades.

O foco deste serviço público deixou de ser apenas a doença e a resposta passou a ser multidisciplinar e multifocal e engloba diversas perspetivas, visões e sensibilidades científicas.

FONTE: SEP

Carta aberta aos Grupos Parlamentares