Perante a falta de resposta patronal para o problema dos baixos salários, agravado pela perda de poder de compra, os trabalhadores da JAC Products, no Carregado, decidiram avançar para a greve, cuja convocação foi já formalizada pelo SITE CSRA.
29.5.2024

Os trabalhadores apresentaram o caderno reivindicativo de 2024 em Novembro de 2023. O diálogo com a administração começou em Dezembro e a discussão prosseguiu em Janeiro de 2024. Nas várias reuniões com os representantes dos trabalhadores, a administração da JAC nunca esteve disponível para iniciar a negociação de aumentos salariais.

As respostas patronais ao caderno reivindicativo foram dadas de forma fechada e não permitiram nenhuma negociação. Desde Fevereiro, os trabalhadores apresentaram várias propostas para abrir a mesa negocial, mas a posição da administração manteve-se inalterada.

No dia 17 de Maio, os trabalhadores reuniram-se no edifício principal da JAC, para entregarem em mão uma resolução à administração, solicitando a abertura de negociações para um aumento intercalar dos salários. A administração respondeu que não compreendia o porquê de tanta indignação dos trabalhadores e que não iria alterar a sua posição.

A administração pretendeu escolher as horas de realização dos plenários de trabalhadores, dos dias 17 e 24 de Maio.

Foi-lhe proposta uma reunião para desbloquear a situação e encontrar uma solução. Em reposta, a administração impediu a realização dos plenários de dia 24 e a entrada dos dirigentes sindicais.

Os plenários foram realizados no parque de estacionamento, com os dirigentes a falarem do outro lado da vedação.

Perante tal inflexibilidade patronal, na recusa de melhorar os salários, aos trabalhadores não restou outra alternativa: decidiram avançar para a greve, nos dias 6 e 7 de Junho, por duas horas, no início de cada turno: 00h00-02h00, 09h30-11h30 e 16h00-18h00.

O sindicato recorda que na JAC a maioria dos salários está em valores muito próximos do salário mínimo nacional e garante que a luta pelo aumento salarial vai continuar.

Fonte: Fiequimetal